19 jan Primeira pessoa é vacinada contra Covid-19 no Brasil
Após a aprovação do uso emergencial pela Anvisa, a enfermeira Mônica Calazans, de 54 anos, foi a primeira pessoa a ser vacinada contra a COVID-19 no Brasil.
Ela recebeu a Coronavac, desenvolvida no país pelo Instituto Butantan, no Hospital das Clínicas de São Paulo, neste domingo (17/07).
Mônica foi a vencedora do prêmio Notáveis CNN em 2020 por sua luta contra o novo coronavírus; tem 54 anos e mora em Itaquera, na Zona Leste da capital paulista. Trabalha no hospital Emílio Ribas, referência no tratamento da COVID-19 no país.
Para chegar ao seu trabalho, de acordo com um relato feito ao governo de SP, ela leva cerca de uma hora e meia. A enfermeira tem perfil de alto risco para complicações da doença: é obesa, hipertensa e diabética.
Entretanto, em maio, quando a pandemia atingiu um de seus maiores picos, escolheu trabalhar no Emílio Ribas. A profissional atuou como auxiliar de enfermagem durante 26 anos e resolveu fazer faculdade já mais adulta.
Corintiana, Mônica é viúva e mora com o filho Felipe, de 30 anos.
A mesma conta que é minuciosa nos cuidados de higiene e distanciamento no trabalho e quando chega em casa.
“Quem cuida do outro tem que ter determinação e não pode ter medo. É lógico que eu tenho me cuidado muito a pandemia toda. Preciso estar saudável para poder me dedicar. Quem tem um dom de cuidar do outro, sabe sentir a dor do outro e jamais o abandona”
Mônica mesmo estando quase imunizada, não peca nos cuidados mínimos contra a contaminação.
E você, que está lendo, não deve relaxar em relação aos cuidados, pois vidas estão em jogo.
Faça sua parte e ajude o mundo a ser mais saudável!